A Árvore de Rimas

29 de março de 2018

Nossa Árvore de Rimas quer mostrar as diversas possibilidades de utilização das rimas em seu processo criativo. Geralmente, as pessoas rimam ‘cantar’ com ‘amar’, ‘inglês’ com ‘francês’, ‘eficaz’ com ‘perspicaz’, e assim por diante. Estas rimas, são classificadas como rimas pobres; entretanto, noutro post falaremos o porquê de discordarmos deste nome.

Bom, estes exemplos não estão errados, de forma alguma! Grandes poetas e compositores da história da Literatura e da Música se utilizavam muito, muito deste tipo de rima. E, atualmente, este ainda é o tipo mais usado. Mas com esta árvore queremos chamar atenção à outras possibilidades para ampliar seu estilo de composição e contribuir para com o seu processo criativo.

Intencionalmente, desenhamos estas rimas:

tons – sons
compositor – escritor
criatividade – reciprocidade
sentimento – ornamento – conhecimento
música – lúdica
melodia – poesia
refrão – imaginação
… até aqui, tudo bem. Estes são os pares de rimas que, normalmente, vêm a nossa mente.

Mas aí, seguimos com:

eficaz – amarás
francês – talvez
palavra – declarava
lúdica – lírica
ritmo – livro
verso – eu te quero
… estas rimas refletem a importância da fonética durante a escolha de rimas, pois combinam sons e/ou grafias não-esperadas.

O exemplo inicial do post foi ‘cantar – amar’ e uma opção incomum seria ‘cantar – sabiá’. Você percebe o grande leque de possibilidades?

Fique ligado, pois nos próximos posts nós vamos explicar cada tipo de rima e como organizamos as abas disponíveis na caixa de resultados de nosso Banco de Rimas.

[Já leu nosso post sobre o Lançamento do Banco de Rimas? Leia aqui.]

Siga nossas redes sociais e faça parte de nossa “sociedade criativa”:

  

// Facebook e Instagram: @bancoderimas //

Para saber como utilizar o Banco de Rimas, clique aqui.